Translate

sábado, 5 de maio de 2012

TOM VERLAINE UNDERGROUND

Tom Verlaine ou Thomas Miller, nascido em Nova Jersey (1949) é mais conhecido como cantor e guitarrista da banda Television. Foi considerado o 79º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone
Ainda na adolescência conheceu e se tornou amigo do futuro companheiro de banda e ícone punk Richard Hell na escola de Stanford. Os dois tinham em comum o gosto por música e poesia.
criou seu nome artístico, tendo como referência o simbolista francês Paul Verlaine. Certa vez afirmou que seu novo nome era inspirado na troca de nome de Bob Dylan e que era uma maneira de se distanciar de seu passado.Juntamente com Richard Hell e Billy Ficca formou a banda The Neon Boys, que não durou muito tempo,
Alguns meses depois reformularam a banda agora com o nome "Television" sendo recrutado como segundo guitarrista Richard Lloyd, começaram a tocar nos clubes CBGB e Max's Kansas City. Em 1975, Tom tirou Richard Hell da banda por sua falta de habilidade instrumental e por seu comportamento, aí então lançaram seu primeiro single com Fred Smith substituindo Hell. Tom namorou com Patti Smith nessa época, os dois eram artistas da mesma cena musical em Nova Iorque. O Television lançou dois álbuns, "Marquee Moon" e "Adventure", que tiveram ótimas críticas mas vendas modestas antes de se separarem em 1978.
-------------------------------------------------------------------
Há pouco tempo fiz uma lista das minhas 100 músicas preferidas,que é como escolher 100 estrelas no universo, mas a escolha é baseada na importancia destas músicas em váriados  momentos da minha vida e nela está  "Prove it".  Tomei conhecimento de Tom Verlaine quando procurava discos diferenciados na fase punk-rock e achei o "Marquee Moon" do Television. Ao ouvir não tive dúvidas de que tinha achado algo raro. A música brutalmente poética de Verlaine me acompanhou por um tempo e passou, mas, de vez em quando ela retorna mais lírica e atual que nunca. Prove it é uma das minhas músicas favoritas.Nem todo mundo entende,mas não é prá todo mundo entender mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário