Translate

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O CÉREBRO ELETRÔNICO



















Ouvindo sem querer a música de abertura de uma dessas novelas que afligem e manipulam o povo brasileiro, achei-a familiar e a letra muito "avançada" para os artistas atuais. Desconfiei que era uma regravação. Eu já disse que odeio a maioria das regravações, primeiro porquê nunca alcançam a qualidade da original e a música tem seu momento único numa época. É como tentar atualizar um quadro, pintar a Monalisa com conceitos modernos.
Mas o que interessa é a música do Gil, uma musiquinha do tempo dos Mutantes, balançada e inteligente, uma das muitas músicas esquecidas do mestre Gilberto Gil, que encerrou uma carreira grandiosa, que não precisava de mais nada, ao adentrar na fuliginosa carreira politica onde nada fez e quase foi esquecido.
Mas,voltando a referida música... a letra genial, diz:
O cérebro eletrônico faz tudo/ Faz quase tudo/Faz quase tudo/Mas ele é mudo.
O cérebro eletrônico comanda/Manda e desmanda/Ele é quem manda/Mas ele não anda.
A música de 1969, tenta mostrar que o homem é superior e não devia temer o avanço tecnológico. Fiquei pensando em que Gil estava se baseando, numa época sem celulares,computadores, internet ou IPAD.
Hoje, no meio de Gadgets tecnológicos, (ainda primitivos, é verdade), câmeras e novas tecnologias surgindo a cada hora, eu não tenho mais tanta certeza no que diz a letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário