Translate

quinta-feira, 5 de março de 2009

NÃO VÁ AO CINEMA ( AOS LEIGOS)

WATCHMAN
HERÓIS POSSÍVEIS
A partir desta sexta, a legião de fãs de quadrinhos se mobiliza para cumprir mais uma obrigação solene: assistir à estréia de WATCHMAN – a mais aguardada, patrulhada e conturbada adaptação de uma HQ para o cinema na história. Se você não se enquadra necessariamente nessa categoria (o que, provavelmente é ) é melhor não ir ao cinema ou ver o filme em DVD.
As mais de duas décadas que separam o lançamento de "Watchmen" da chegada de sua adaptação aos cinemas dariam por si só uma graphic novel.
Publicada pela primeira vez entre 1986 e 1987 como uma série de 12 capítulos, mais tarde reunida em um só volume, a HQ de Alan Moore e Dave Gibbons foi imediatamente alçada à condição de obra-prima dos quadrinhos de super-heróis, mas não só: venceu o prêmio literário Hugo de ficção-científica e foi eleita pela revista "Time" um dos 100 romances mais importantes do século.
Quem vai ao cinema sem conhecer a história e espera um filme de ação cheio de pancadaria, efeitos e trama policial, precisa entender umas coisas antes. “Watchmen” não é uma história de super-herói qualquer. E isso, por mais que pareça o papo daquele amigo que tentava convencê-lo a ler gibi, é bem sério. “Watchmen” se situa junto às melhores obras de ficção científica e política do século XX. É pesado, perturbador e complexo,
Se você, ao contrário, já sabe mais ou menos o que esperar, a conversa é outra. A principal pergunta que todos se faziam, desde que a história toda começou, era: “vai ser fiel à HQ?” Isso,você também já deve saber, está garantido. Qualquer adaptação para o cinema sempre engole algumas coisas e enxuga outras, mas o principal está ali, imaculado até às citações textuais exatas, exceção feita ao final, diferente na solução mas essencialmente o mesmo.
Os direitos para levar a história ao cinema foram comprados ainda no final dos anos 1980, mas de lá para cá "Watchmen" foi considerada "infilmável" por executivos de Hollywood e enfrentou uma busca por diretores que parecia não ter fim - Terry Gilliam e Paul Greengrass foram alguns dos nomes ligados ao projeto até que a Warner Bros. fechasse com o novato Zack Snyder.(De 300)
Alan Moore, o criador não concordava com a adaptação, e muitos fãs temiam pelo pior. Ainda assim, "Watchmen - O Filme" foi feito e, depois de quase ser embargado numa disputa entre a Fox e a Warner, estreia nos cinemas de todo o mundo nesta sexta-feira (6/3 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário