Translate

sábado, 10 de maio de 2008

GALERIA DOS FILÓSOFOS GENUINAMENTE BRASILEIROS


MAURILO BERIBALAUM
Introdutor do Berimbau na Bahia, (no bom sentido) único lugar onde o instrumento foi bem aceito não se sabe bem porquê. Questionado sobre o fato do berimbau ter apenas uma corda,argumentava que duas ou mais cordas permitiam
variações temáticas infinitas ,o que dificultava o aprendizado
dos adeptos e além disso, com mais uma corda não era um berimbau, mas uma cítara. Curiosamente morreu sem aprender
a tocar as duas notas do trombolho.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

THE BLACK SWAN

O IMPACTO DO ALTAMENTE IMPROVÁVEL

Desde que começou a pensar, o ser humano começou a se preocupar com o futuro.Eu acho.Baseado no que observei durante todo meu passado. Nostradamus não foi o único a querer vislumbrar o que vai acontecer.De vez em quando alguém tenta explicar para a humanidade como vai ser o futuro. Somos seres ainda envolvidos por premonições, logísticas, previsões, estatísticas, mães de santo. Seres em estado atrasado da evolução, eu acho. Quando escapamos de situações extremas, não sabendo porquê, atribuímos tudo á mão da santa providência. Nesta hora o futuro a Deus pertence.
O filósofo e matemático libanês Nassim Nicholas Taleb chama acontecimentos extremos de “cisnes negros”, título de seu último livro, nos EUA. The Black Swan – The Impact of the Highly Improbable (O Cisne Negro – O Impacto do Altamente Improvável). Dono de um MBA em Wharton, uma das escolas de Administração mais respeitadas do mundo, e de um ph.D. na Universidade de Paris, Taleb foi também foi corretor do mercado financeiro. Fez sua carreira lidando com operações arriscadas, (com previsões!). Hoje, se dedica à filosofia e é professor na Universidade de Massachusetts.Em seu livro, Taleb classifica como “cisnes negros” aqueles acontecimentos fora da normalidade e de extremo impacto. São fatos para os quais, atônitas, as pessoas buscam explicações em retrospecto. E maior é o espanto se não encontram uma explicação no passado. Os atentados de 11 de setembro se encaixam nesse perfil.
Eis a tese de Taleb: O acaso tem um peso muito maior na História e em nossa vida do que gostaríamos de reconhecer. Somos surpreendidos por fatos fora da normalidade porque não reconhecemos os limites do conhecimento humano. Para Taleb, mais importante que aquilo que sabemos é o que não sabemos. Como a quantidade de coisas desconhecidas é muito maior que a de conhecidas, deveríamos parar de tentar usar nosso parco conhecimento, baseado no passado, para fazer previsões “enganadoras” sobre o futuro. O título do livro foi criado á partir de uma história exemplar sobre o conhecimento humano. Baseados no conceito da observação, até o século XVIII os cientistas acreditavam só haver cisnes brancos – afinal, nunca haviam visto um espécime de outra cor. Tal verdade durou até a descoberta da Austrália, onde existiam cisnes Negros. Aquilo que os especialistas julgavam ser a realidade dos cisnes era irreal. Apenas uma prova de que usar nosso conhecimento para prever o futuro não passa de perda de tempo, pois o futuro é regido pelo desconhecido, portanto pelo acaso.
Taleb é um defensor do acaso e um crítico feroz da indústria das previsões. Ele diz ter se convencido de que o mundo (os terráqueos, bem entendido) não segue as regras da lógica e é guiado mais por comportamentos estúpidos que pelo equilíbrio e pela igualdade. Na parte pessoal, além da boa vontade, a sorte e o imprevisto teriam um impacto muito maior do que nós, humanos, gostamos de admitir
Taleb é um crítico da ciência tradicional e de seus métodos. Para ele, cientistas, intelectuais e especialistas de todo tipo acreditam saber muito mais do que sabem de fato.(Eu sabia) Para ele, seria melhor esquecê-los. Eles se concentram demais em determinado tema , sem prestar atenção ao que está ao redor. Observar o passado e o presente para definir traços comuns e prever comportamentos futuros – não proporciona nenhuma garantia.Um exemplo prático foi a quebra da empresa gestora de recursos Long Term Capital Management (LTCM), em 1998. A LTCM tinha entre seus gestores os economistas Myron Scholes e Robert Merton, laureados com o Prêmio Nobel um ano antes. Nem isso salvou seus clientes de perder dinheiro, porque eles arriscaram demais baseados em sua esperiencia. Outro ‘cisne negro’ foi o tsunami de 2004. Nenhum sistema de controle teria conseguido prever ou evitar a onda gigante, resultado de um terremoto no fundo do Oceano Índico, que varreu a costa de países da Ásia e da África e matou milhares de pessoas. Em casos como esse, os especialistas começam a construir as explicações em retrospecto e, sem exemplos para se basearem devido ao pouco conhecimento, tentam forçar associações entre fatos, chegam ás opiniões pessoais e não admitem sua incapacidade ou insistência em fazer previsões.

Mas Taleb é também humano. Falando sobre mercado financeiro, sua argumentação é boa. Quando trata do engano de confiar demais no conhecimento, também se sai bem. Erra ao superestimar seu próprio conhecimento, deixando de lado o que o cerca. A esperança no futuro, além de uma característica humana, é uma condição para nossa evolução. Sempre esperamos o melhor no futuro, com ou sem imprevistos.

Fonte: Revista época

domingo, 4 de maio de 2008

FORTALEZA E.C. - BI-CAMPEÃO

BI-CAMPEÃO CEARENSE 2007/2008
Uma pena o site 'Razão Tricolor' sair fora do ar, por razões ainda desconhecidas. Após cinco anos não temos mais um lugar para as trocas de informações sobre o leão do Picí. Ainda mais agora com a vitória sobre o Icasa e o título do bi-campeonato. A torcida do leão espalhada pelo mundo está orfã de um site onde possa comemorar in loco junto com a torcida na cidade de Fortaleza. Mas o importante é que ganhamos de novo e somos campeões. Agora vamos torcer por uma boa campanha na serie B. De qualquer forma estou sentindo falta dos comentários na 'voz da razão' de, Vitor hugo, Advincula nobre, Mor, Miguel archanjo, Liduina, Marcos magalhães, Ton tricolor, Tigol, Zaqueu,Valterlan, Marcilio torres, Leão total, e muitos outros que conviveram todos estes anos.Também um abraço ao Dion do Capitão Petisco. Espero que surja um novo espaço para a gente se encontrar virtualmente. Avante e prá frente...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

AÍ VEM MAIS UM SUPER-HEROI -THE MOVIE

HOMEM DE FERRO - O MAIS FRÁGIL DOS SUPER-HERÓIS MARVEL











Quando criança e adolescente, o homem de ferro não era um dos meus super-heróis
preferidos, eu corria atrás de revistas como os guris agora correm atrás de games.
Agora que os super herois são praticamente desconhecidos no Brasil, eles estão sendo apresentados em grande estilo,no cinema,tudo mastigado em duas horas de efeitos especiais. Eu não ligava muito para o Iron man porquê ele não tinha superpoderes e dependia da sua armadura. No filme nada deve mudar, como as sinopses comentam.
O filme é dirigido por Jon Favreau e estrelado por um elenco recheado de atores e atrizes famosos. Embora não aborde os problemas pessoais do herói como aconteceu no Marvel comics (nem dá tempo), conta a saga de Tony Stark, um jovem inventor que dirige uma milionária empresa de criação de armas para as Forças Armadas. Ao visitar o Iraque, junto com seu

melhor amigo, o capitão do exército James Rhodes, Stark é capturado pelo exército iraquiano e preso. Durante a captura, fragmentos metálicos de uma explosão atingem o peito de Stark e chegam ao coração. Sua vida é salva pelo Dr. Yen Yesen, um inventor chinês, também prisioneiro dos iraquianos, que usa uma eletroína e uma bateria de carro para criar um avançado aparelho que mantém o coração de Stark funcionando. Juntos constroem uma armadura para fugir. Após escapar do cativeiro, de volta a Malibu, Stark aperfeiçoa a armadura com alta tecnologia e resolve combater o crime como o Homem-de-ferro. Começa um relacionamento amoroso com sua secretária, Virgínia Pepper Potts, e é seguido pela articulista da revista Vanity Fair, que o considera um Mercador da Morte. O coração continua mal,obrigado.
O grande vilão do filme é Obadiah Stane, um executivo, mentor de Stark e presidente de suas indústrias, ao ser revelado, Stane é expulso e decide usar a tecnologia de Stark, para criar uma armadura para si, uma máquina de matar ambulante obcecada por Stark chamada Monge de Ferro. Além disso, está confirmada a participação do diretor da agência secreta S.H.I.E.L.D. Nick Fury e da ambígua espiã russa Natasha Romanov, a Viúva Negra, um complicado caso amoroso de Stark.
No elenco Robert Downey Jr. é Tony Stark, Jeff Bridges é o vilão Iron monger. Gwyneth Paltrow é a namorada. O que, no filme, deve piorar ainda mais o pobre coração do coitado.