Translate

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

WE DON'T NEED NO EDUCATION

EDUCAÇÃO ZERO
Os programas imternacionais de avaliação para a educação fizeram a Imprensa divulgar nos últimos dias o que já se sabe há tempos e ninguém tinha a coragem de comentar: A educação no País é nota zero. Nenhuma surpresa, basta conversar informalmente com alguns indivíduos de idade abaixo de 20 anos para começar a desconfiar. Se alguém ( que não esteja na mesma condição), observou com mais atenção as duas últimas gerações,descobriu que a maioria dos brasileiros não consegue nem pensar.
Não acho a situação preocupante, acho que esse tempo já passou, pelo menos duas gerações de jovens brasileiros estão condenadas aos desígnios da sorte com larga perspectiva ao azar. As exceções de praxe são os mutantes, com uma baita força de vontade, e os filhinhos de papai.
No futuro, nossos políticos serão filhos de políticos, empresários filhos de empresários,artistas filhos de artistas, tenham talento ou não...opa, o futuro já chegou.
Segundo o diagnóstico do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) que tem uma escala de seis níveis, na área de Ciências, o País não tem alunos que possam ser avaliados no nível dois, o aluno médio está no nível 1 (mínimo) e 27% não chegaram nem a este nível.Não é que o futuro científico do país esteja em perigo, ele já está comprometido pelo menos em duas gerações. O estado de S.Paulo que é tido como estado mais evoluído da federação ficou em 11% lugar,atrás de Sergipe, Paraíba e Goiás, mas o governador paulista José serra tinha uma resposta precisa: o exame foi realizado em 2006, durante o governo de seu antecessor Geraldo Alckimin. O nível provavelmente continua o mesmo, já que é impossível piorar em tão pouco tempo, pois como mostram os resultados do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional) que avalia o nível de conhecimento de Português e matemática dos brasileiros, nessa toada (velocidade) vamos sacrificar mais duas gerações.
Duas ,se houvesse agora uma reforma e o país começasse a investir pesado em educação, tipo os 40 milhões anuais da CPMF para começar, coisa que o mais idiota dos nossos conterrâneos não consegue imaginar.
Para os otimistas resta torcer para que autodidatas comecem a aprender a raciocinar por sua própria conta e risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário