Translate

domingo, 31 de março de 2013

REPARAÇÃO (OU COMO RECUPERAR O PASSADO)


Mais um filme sobre o período do governo militar está nas telas, e como sempre feito por pessoas que estiveram envolvidas no processo e, do outro lado, portanto parciais.Não se pode esperar uma análise real e verdadeira sobre a questão que se debate exaustivamente há mais de vinte anos (e as novas gerações só são informadas pela propaganda oficial) ouvindo o que prega a esquerda hoje no poder. Para que a população tome conhecimento do que realmente aconteceu, é preciso uma análise imparcial dos fatos, disassociando grupos armados, manifestações populares, torturas, ditadura do proletariado, censuras, sequestros e AI-5. Tudo envolvido no clima politicamente instável da época, com ameaças de golpes tanto da direita como da esquerda.
O Documentário REPARAÇÃO, a outra versão do golpe de 64, achado no YOU TUBE, chega perto disso, com opiniões esclarecedoras sobre aquele momento da nossa história. Do inicio chegando até as reparações imorais que são dadas hoje à supostos perseguidos pela ditadura.
O novo filme "O Dia que durou 21 anos " revela documentos liberados pelo governo norte-americano sobre a correspondência entre a casa branca e o embaixador americano no Brasil.Nada muito surpreendente.Não se pode afirmar peremptóriamente que sem a ajuda dos EUA, os militares brasileiros não tomariam o poder. Aliás,todos já sabem que os EUA apoiaram o golpe militar no Brasil e tinha motivos, como evitar uma guerra sangrenta que se avizinhava, entre grupos de direita e esquerda, nada democráticos.
Também não se pode atribuir ao regime militar a culpa por todos os males que aflingem a nação durante toda sua existência, como abuso de poder, violência policial,problemas no sistema carcerário e se falarmos de herança autoritária,como diz um dos entrevistados, devemos começar do tempo do Brasil-colônia e chegar até os dias de hoje, ignorar isto é esquecer toda a história politica brasileira e convenientemente isentar de responsabilidade a elite politica que está no poder há mais de vinte anos após o regime militar, que acha mais fácil jogar a culpa da sua total incompetência em fatos ocorridos no passado.Também é bom se pensar e é estranho, que esta elite não abra os arquivos da ditadura.
Cada história tem três versões: a de um lado, a do outro lado e a verdadeira. A esquerda que está no poder e que não tem ideais democráticos,basta ver a simpatia com regimes autoritários como Cuba, impregnou todo o povo com sua versão. Não se pode julgar ouvindo só um dos lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário