Translate

domingo, 31 de março de 2013

REPARAÇÃO (OU COMO RECUPERAR O PASSADO)


Mais um filme sobre o período do governo militar está nas telas, e como sempre feito por pessoas que estiveram envolvidas no processo e, do outro lado, portanto parciais.Não se pode esperar uma análise real e verdadeira sobre a questão que se debate exaustivamente há mais de vinte anos (e as novas gerações só são informadas pela propaganda oficial) ouvindo o que prega a esquerda hoje no poder. Para que a população tome conhecimento do que realmente aconteceu, é preciso uma análise imparcial dos fatos, disassociando grupos armados, manifestações populares, torturas, ditadura do proletariado, censuras, sequestros e AI-5. Tudo envolvido no clima politicamente instável da época, com ameaças de golpes tanto da direita como da esquerda.
O Documentário REPARAÇÃO, a outra versão do golpe de 64, achado no YOU TUBE, chega perto disso, com opiniões esclarecedoras sobre aquele momento da nossa história. Do inicio chegando até as reparações imorais que são dadas hoje à supostos perseguidos pela ditadura.
O novo filme "O Dia que durou 21 anos " revela documentos liberados pelo governo norte-americano sobre a correspondência entre a casa branca e o embaixador americano no Brasil.Nada muito surpreendente.Não se pode afirmar peremptóriamente que sem a ajuda dos EUA, os militares brasileiros não tomariam o poder. Aliás,todos já sabem que os EUA apoiaram o golpe militar no Brasil e tinha motivos, como evitar uma guerra sangrenta que se avizinhava, entre grupos de direita e esquerda, nada democráticos.
Também não se pode atribuir ao regime militar a culpa por todos os males que aflingem a nação durante toda sua existência, como abuso de poder, violência policial,problemas no sistema carcerário e se falarmos de herança autoritária,como diz um dos entrevistados, devemos começar do tempo do Brasil-colônia e chegar até os dias de hoje, ignorar isto é esquecer toda a história politica brasileira e convenientemente isentar de responsabilidade a elite politica que está no poder há mais de vinte anos após o regime militar, que acha mais fácil jogar a culpa da sua total incompetência em fatos ocorridos no passado.Também é bom se pensar e é estranho, que esta elite não abra os arquivos da ditadura.
Cada história tem três versões: a de um lado, a do outro lado e a verdadeira. A esquerda que está no poder e que não tem ideais democráticos,basta ver a simpatia com regimes autoritários como Cuba, impregnou todo o povo com sua versão. Não se pode julgar ouvindo só um dos lados.

quarta-feira, 6 de março de 2013

CHARLIE BROWN Jr. - VICIOS E VIRTUDES




A morte de chorão decretou o fim da maior banda de rock brasileira  dos últimos tempos, grande em produção musical e atitude, muito devido a criatividade do seu lider que agora se foi. As músicas do CHARLIE BROWN Jr. merecem uma análise mais apurada como a que foi feita recentemente com a obra de Rita Lee, elas não são simples como parecem ser.A maioria, músicas romanticas envolvidas em embalagem tipo rebelde. Mas embora algumas delas tenham feito minha cabeça nos últimos quinze anos, vou apenas destacar algumas frases interessantes embutidas nelas, todas de autoria de chorão, o romantico rebelde, como a da foto acima, porque uma música que não lhe ensina nada, não mexe com seu cérebro ou seu coração é apenas ruído. É assim que é.
Desde o primeiro disco TRANSPIRAÇÃO CONTINUA PROLONGADA, o agitado lider do CBRJ, ao contrário do que se esperava, escreveu uma obra capaz de surpreender até os mais eruditos, o poeta de vez em quando mandava frases de efeito:
"NÃO ADIANTA ESPERAR ATITUDE DE QUEM NÃO TEM". Simples na forma,é uma mensagem bastante esclarecedora, que muita gente nunca vai entender.
"CADA ATITUDE TEM UMA CONSEQUENCIA, CADA RISCO PODE TER UMA RECOMPENSA". Boa.
"ME JULGUE DO JEITO QUE QUISER. A OPINIÃO É SUA, A REALIDADE É MINHA". Muito perfeita.
"NADA DURA PARA SEMPRE, SEJA O MEU NADA, POR FAVOR". Simples assim.
Algumas são surpreendentes, e agradavelmente criativas. Porque não pensei nisso antes?
O TAMANHO DO SEU AMOR É DO TAMANHO DA SUA CORAGEM. Incrivel,né? 
ÀS VEZES FAÇO O QUE QUERO, ÀS VEZES FAÇO O QUE TENHO QUE FAZER. Esta é a minha favorita.
"É ASSIM QUE EU QUERO SER,UM CARA MELHOR. NÃO MELHOR DO QUE NINGUEM,MAS O MELHOR QUE EU PUDER SER". Genericamente pessoal.
"ME SINTO MUITO BEM QUANDO VEJO O POR DO SOL, SÓ PARA VER NASCER A LUA".
Outra romanticamente inspiradora.
Os toques pra molecada, em temas como amor e respeito, estao em muitas letras como: 
"QUEM NÃO RESPEITA O PAI NÃO RESPEITA NINGUEM, PORQUE O HOMEM DE VERDADE VAI SER PAI TAMBÉM".
Seguindo:AME SEU PAI, MESMO SE ELE FOR UM PORCO CAPITALISTA.
O que dizer de: "EU QUERIA TER VOLTADO NO TEMPO E NÃO DEIXAR FALTAR O QUE TE FAZ MAIS FALTA". Mais romantico, impossivel...
Enfim, controverso ou polêmico, Chorão era um cara apaixonado segundo suas letras. A letra da música "ELA VAI VOLTAR" é um arsenal romantico de proporções quase nucleares:
"ELA É DAQUELAS QUE TÚ GOSTA NA PRIMEIRA,SE APAIXONA NA SEGUNDA E PERDE A LINHA NA TERCEIRA".
Mais ainda...irônica:ELA É DISCRETA E CULTUA BONS LIVROS E AMA OS ANIMAIS, TÁ LIGADO, EU SOU O BICHO. Muito legal.
A capacidade de sintetizar o que se sente frente a alguem que se ama é virtuosamente conformista: "ELA É TÃO INDIFERENTE E EU IGUAL À TODO MUNDO".
A minha música preferida do CHARLIE BROWN jr. é  "VICIOS E VIRTUDES", não só pelo ritmo musical  desestruturado mas também porque ela é recheada de frases emblemáticas, para quem interessar possa:"NEM TUDO LHE CAI BEM,É UM RISCO QUE SE ASSUME,O BOM É NÃO ILUDIR NINGUEM").
Comunicação total pelo córtex: "TODOS OS INCONVENIENTES A NOSSO FAVOR, E DIFERENÇAS SIM, MAS, NUNCA MAIORES QUE O NOSSO VALOR."
Least but no last, a música ainda tem a pérola: "O TEMPO ÁS VEZES É ALHEIO À NOSSA VONTADE , MAS SÓ O QUE É BOM DURA TEMPO BASTANTE PRÁ SE TORNAR INESQUECÍVEL."
O deserto em que se encontra o rock brasileiro ficou mais amplo e vazio, mas tudo já foi dito e feito, e estas frases vão durar bastante tempo.