Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TEORIAS CONSPIRATÓRIAS E SEGREDOS



O Pêndulo de Foucault, originalmente Il pendolo di Foucault, é um romance do filósofo e novelista italiano Umberto Eco, publicado em 1988.
Dividido em dez segmentos representados pelos dez Sefiroth, é cheio de referências esotéricas à Kabbalah, à alquimia e a teorias conspiratórias. O título do livro refere-se ao pêndulo projetado pelo físico francês Léon Foucault para demonstrar a rotação da terra.
Na trama, sociedades secretas estão envolvidas em um suposto plano que governaria a humanidade. O texto é rico em informações e idéias, além de conter trechos de livros antigos e raros.(Wikipédia)
Gosto de ler de vez em quando partes do livro para tentar entender porquê o desconhecido, embora nos encha de medo, nos atrai. Eu não gosto do termo "teorias conspiratórias", porquê ele acaba com o mistério e desvia o caminho dos segredos. O livro em várias passagens deixa subentendido,que às vezes é preciso se mostrar para continuar invisivel. Talvez o tal termo tenha sido criado por alguem que , juntando todos os segredos no mesmo saco , queria se misturar na multidão e passar despercebido.
Uma das partes mais deliciosas do Pêndulo de Foulcat, é quando um personagem narra as qualidades de um adepto da Rosa-Cruz, para iniciar-se em ciências ocultas. Além do básico In imagian, necromantiam, astrologiam, seu conhecimento deve abarcar outros campos como a fisiognosia, que diz respeito à física oculta estática,dinâmica e cinemática,astrologia esotérica e biológica.
A Cosmognosia, a antropognosia,que estuda a anatomia homológica. As ciências divinatórias, a fisiologia fluídica, a psicurgia. Depois vem as matemáticas qualitativas, a aritmologia , os conhecimentos preliminares
da cosmografia do invisivel,o magnetismo, as auras,os sons,os fluidos,psicometria e clarividência, leitura do pensamento, artes divinatórias como interpretação dos sonhos, até graus superiores como a profecia e o êxtase. É necessário que disponha de informação sobre alquimia, espagíria, telepatia, exorcismo, magia cerimonial e evocatória,teurgia de base...
A lista continua e é longa, eu me pergunto sempre, se os diabólicos (iniciados em ocultismo) tem todo este conhecimento, qual a origem, a finalidade e porquê o segredo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário